segunda-feira, 15 de maio de 2017

500 dias do Looqbox no Cubo!

Hoje, dia 15/05/2017, estamos completando 500 dias do Looqbox no Cubo, o espaço de Co-Working do Itaú. Aproveito a data para contar um pouco sobre como funciona, por que funciona e como está sendo a jornada do Looqbox por aqui.

Time Looqbox!
Ficamos sabendo do Cubo pelo professor de empreendedorismo Marcelo Nakagawa, que é conhecedor/apoiador do projeto do Looqbox desde seu estágio embrionário. Nakagawa nos contou que iria inaugurar em São Paulo um espaço voltado para Startups de tecnologia fundado pelo Itaú e pela RedPoint e.Ventures. Ficamos animados em conhecer o lugar, e o Daniel (co-founder Looqbox) conseguiu um convite para o evento de abertura. Foi amor à primeira vista. Eu estava no Vale do Silício na época, e assim que o Daniel saiu do evento ele me mandou uma mensagem: "temos que estar nesse lugar, é muito bacana!".

Passamos por um processo de entrevista com o diretor do Cubo, Flávio Pripas. Após preencher alguns formulários e depois de alguma espera, fomos selecionados para sermos residentes do espaço. Iniciamos em janeiro de 2016. Um pouco antes de entrar, tivemos dúvida se não seria melhor economizar e programar em casa. Valeria a pena o investimento? Logo logo perceberíamos que a resposta era um retumbante SIM, valeria cada centavo.

Afinal, o que é o Cubo? O Cubo é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão fomentar o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. Segue definição do Flávio Pripas, diretor do Cubo:



Quando me perguntam por que o Cubo, gosto de separar minha resposta em 3 partes: Credibilidade, Clientes e Troca de Experiências.

Credibilidade

Mais de 800 Startups participaram do processo de seleção do Cubo e atualmente o espaço conta com 60 Startups residentes. O processo de seleção funciona como um selo de qualidade para as Startups: é muito mais atraente apresentar-se para uma empresa tendo a chancela do Cubo.

Clientes

Uma outra grande vantagem de ser residente do Cubo é a visibilidade das Startups perante o contínuo fluxo de empresas que vem conhecer e realizar eventos nesse espaço. Principalmente para Startups com soluções B2B, aqui temos uma excelente oportunidade de apresentar nossos produtos e fazer negócios. Hoje o Looqbox ainda não conta com prospecção ativa, todos nossos leads e contatos foram gerados pelo "comercial Cubo", que serve como uma grande vitrine para os residentes.

Troca de Experiências

O empreendedor do Cubo tem idade média de 36 anos e normalmente não está em sua primeira empresa, trazendo consigo uma bagagem considerável de experiências anteriores nos mais diversificados mercados corporativos. Nesse sentido, a troca de experiências entre os residentes é extremamente rica! Usamos o Slack como ferramenta de comunicação interna e temos uma conexão muito forte entre nós. É comum reunirmos para tratar dos mais diversos assuntos, que vão desde contratos, clientes, investimentos, códigos, até a troca de livros interessantes e o compartilhamento de novas descobertas no mundo do Empreendedorismo e das Startups.

Para fechar esse post, deixamos aqui nosso enorme agradecimento à equipe do Cubo, que tem trabalhado intensamente para que o espaço continue sendo uma referência para o Empreendedorismo e as Startups do Brasil.

3 comentários:

  1. Amigo Murta, estou bem orgulhoso deste seu projeto, e por favor , transmita a todos da equipe, pois afinal EMPREENDER, em qualquer mercado global é sem dúvida para poucos. Já havia ouvido falar do CUBO, mas saber de uma experiência real muda tudo.
    Já vou avisando, o dia que você convidar para um café , já digo que aceito.
    Parabéns .....
    Abraços
    Cesar Oliveira
    MBA INSPER
    cesar@msbconsultoria.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a equipe do Looqbox. Uma ferramenta extremamaente interessante e que sem dúvida alguma veremos em breve em muitas empresas. Abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Sucesso! Participei de uma reunião com o looqbox há um ano e fiquei bastante impressionado! Abraços!

    ResponderExcluir