segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Evoluindo com os Feedbacks dos Clientes

Na vida de uma Startup evoluir com os feedbacks dos seus clientes é fundamental, mas nem sempre algo fácil de ser executado. A priorização é sempre um dilema no dia a dia da construção do produto. Com recursos limitados, quais features devem vir primeiro? Quais entregam mais valor para o cliente? Quais são especificidades de apenas um cliente e quais são melhorias escaláveis para o produto?

Aqui, uma boa relação com os clientes é fundamental. É imprescindível ter um canal direto com os usuários da sua solução. Abaixo mostramos 4 exemplos práticos de como as interações com nossos clientes trouxeram feedbacks positivos que fizeram o Looqbox evoluir de forma expressiva recentemente.



Caso  ViaVarejo - High Availability - HA
Ao lidar com clientes com grande número de usuários, como é o caso da ViaVarejo, um desafio que recebemos foi o da HA (sigla em inglês para Alta Disponibilidade). Como garantir que a aplicação nunca pararia? Se a aplicação depender de apenas 1 servidor no lado do cliente, ela sempre estaria suscetível à queda, caso o servidor saísse do ar. Daqui saiu nosso projeto - Don't Stop the Music, que fez uma grande transformação na nossa arquitetura, tornando o Looqbox passível de rodar em múltiplos servidores ao mesmo tempo, trazendo alta disponibilidade e escala para nossos clientes.

Caso Yandeh - Single Sign-onSSO
Alguns clientes, como a Yandeh, possuem seu portal próprio e gostariam de adicionar a ele um link para o Looqbox, de forma a ir para o Looqbox sem ter que logar novamente na aplicação. Essa tecnologia é conhecida como Single Sign-on, muito utilizada no mercado para evitar o trabalho do usuário de redigitar seu login e senha. Depois do feedback de alguns clientes, estudamos algumas soluções como OIDC e SAML, e partimos para o desenvolvimento, com sucesso.

Caso Linx Sistemas - Ambiente de Homologação
Grandes clientes costumam ter a prática de homologar suas soluções em ambientes separados antes de colocá-las em produção. Esse é o caso da Linx Sistemas. Como testar as respostas do Looqbox antes de publicá-las para sua base de usuários? É para isso que serve o ambiente de homologação. Em alguns casos, para uma quantidade menor de usuários, não é uma feature necessária, mas em casos maiores pode se tornar fundamental se a empresa quiser ter maior segurança na criação de novas respostas.

Caso StMarche - Rollback e Backup de Perguntas
Quando uma pergunta é aprimorada no Looqbox, mesmo que testada em homologação, há sempre a possibilidade de ocorrer algum tipo de erro e a necessidade de ter que voltar para a versão anterior. Outra situação ainda mais problemática é perder os dados do servidor e ter somente um backup antigo, ou mesmo não ter backup das suas respostas implementadas. O StMarche foi um dos primeiros a solicitar essa melhoria, há algum tempo, e isto já está incorporado na nova versão do Looqbox.

Depois de interagir com nossos usuários e priorizarmos esses tópicos, nosso time de desenvolvimento liderado por Daniel Murta trabalhou arduamente para entregar as novas features. Estamos muito contentes com nosso ciclo de feedbacks e continuamos trabalhando para construir melhorias que tragam mais valor aos nossos clientes, e contribuam para a evolução do Looqbox.


2 comentários: