quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Juntando forças do Looqbox com o IBM Watson: o Projeto Looqdocs


Concorrentes ou complementares?

Desde que entramos no programa de Startups da IBM (GEP) no início de 2016, tivemos grande curiosidade de saber se haveria sinergia entre o Watson e o Looqbox. Naquele ano contávamos com uma equipe enxuta, e como tínhamos outras prioridades em vista, não conseguimos levar em frente o assunto. Essa dúvida se estendeu por mais de um ano: afinal Looqbox e Watson seriam ferramentas concorrentes ou complementares?

Para quem não conhece, o Watson é o sistema de inteligência artificial da IBM que ficou famoso em 2011 quando ganhou o programa de televisão americano Jeopardy de perguntas e respostas. Até então, só seres humanos haviam participado do programa, e a vitória do Watson trouxe imediata projeção internacional para o novo competidor digital. De lá para cá, a IBM vem disponibilizando essa tecnologia de computação cognitiva para que empresas possam utilizá-la em suas atividades.

Iniciando a interação

Neste ano finalmente conseguimos retomar o assunto com a IBM. Após nova aproximação, Caroline Dalmolin (Developer Advocate & Community Engagement na IBM) gentilmente nos ofereceu uma visita técnica para avaliarmos possíveis sinergias. Na visita tivemos o prazer de conhecer Stéfany Mazon, premiada desenvolvedora da IBM, que nos apresentou algumas funcionalidades do Watson. Para mim, a elegante definição de Stéfany para o Watson foi valiosa, e deixou claro logo de partida por que se trataria de algo complementar à nossa tecnologia. Ela nos contou que o Watson, por definição, é uma ferramenta para trabalhar com um tipo de dados que são conhecidos como não estruturados, como textos, sons e imagens. Ou seja, exatamente o oposto do que fazermos com o Looqbox, que tem como foco a busca de informações e indicadores em fontes estruturadas, como em bases de dados e APIs.

Após explorar alguns recursos dessa ferramenta da IBM, como o de reconhecimento de fala e reconhecimento de imagens, uma oportunidade nos chamou a atenção: a possibilidade de utilizar a busca de informações em bases de textos pelo Watson no Looqbox. Com certa recorrência, quando estamos conversando com potenciais clientes, somos questionados se o Looqbox tem capacidade de buscar dados dentro de uma massa de textos, como manuais de operação e procedimentos ou outros documentos da empresa. Até então, nossa resposta tinha sido não. Esse tipo de informação costuma estar em formato PDF, Word ou HTML. Para algumas empresas é um problema achar uma informação necessária em meio a uma quantidade grande de manuais e arquivos. Quando alguém em uma fábrica precisa acessar um manual de operação de uma máquina, ou quando um gerente de loja precisa consultar um documento para verificar um procedimento padrão, ter essa informação à mão de forma rápida pode fazer toda a diferença. Melhor ainda quando não é preciso buscar somente pelo título do arquivo, como é o mais comum, mas por uma palavra ou frase que se encontra dentro do arquivo. Foi aí que vimos a oportunidade interessante de uma parceria entre o Watson e o Looqbox.

A POC

Após alguns testes, vimos que não seria complicado integrar a solução da gigante azul com a nossa, e foi assim que nasceu o projeto Looqdocs (inicialmente projeto Looqson). Vimos que poderíamos juntar forças para ter o melhor dos dois mundos, de dados estruturados e não estruturados, em uma só ferramenta. Passados alguns dias, conseguimos montar o primeiro protótipo e o resultado foi um sucesso. Adicionamos os Posts do Blog Looqbox no Watson e conseguimos mostrar que, usando a integração, era possível encontrar qualquer artigo facilmente.

O foco do Looqbox ainda é sobre indicadores e dados estruturados. Mas agora podemos dizer que o Looqbox, em parceria com o Watson, tem seus poderes estendidos para o rico e inexplorado mundo dos dados não estruturados. Não por acaso, nosso propósito como empresa é:  "tornar os dados dos nossos clientes extremamente simples de serem consultados e utilizados". Juntar forças do Looqbox com o Watson só veio reforçar nosso posicionamento.

5 comentários:

  1. Ao time da Looqbox parabéns pelo passo gigante no tratamento de dados! Tem tudo para ser uma grande enhancement na plataforma.

    abs

    Lísias Lauretti

    ResponderExcluir