quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O Case Alphaville Urbanismo

O início da interação


No final de agosto de 2017 fomos informados que o Looqbox passara na primeira etapa de seleção do Alpha Inova, programa de interação com Startups lançado pela Alphaville Urbanismo e organizado pela  Consultoria InnoscienceDas 165 Startups inscritas, 22 foram selecionadas para fazer o pitch para a diretoria e, dentre essas, 12 foram selecionadas para seguirem para o processo de POC.

Para quem não conhece, a Alphaville Urbanismo é a maior urbanizadora do Brasil. Seu primeiro empreendimento foi o bairro Alphaville, em Barueri, São Paulo, na década de 70. Hoje a empresa está presente em 23 estados, com mais de 100 grandes empreendimentos residenciais.




Já participamos de alguns programas dessa natureza, mas nunca se sabe o que esperar. Muitos processos se perdem no meio do caminho por falta de sponsorship das empresas que contratam, ou por falta de experiência na condução do programa, de como fazer o intermédio com as Startups. Como seria o programa da Alpha Inova? Já vamos descobrir.

Após a notícia da seleção na primeira etapa e um breve skype de validação, recebemos a data de nossa apresentação para a diretoria da Alphaville. Seria na última sexta-feira de agosto de 2017, às 11:00h. Estávamos entre  as 22 Startups selecionadas, e teríamos 20 minutos de pitch: 10 de apresentação e 10 de Q&A. Esse foi o primeiro ponto positivo do programa: a determinação dos horários. É comum as organizações segurarem as Startups um dia inteiro para a apresentação, obrigando todas a assistirem ao pitch das demais participantes, por uma manhã ou um dia inteiro, o que não é nada produtivo. Tínhamos nosso horário blocado e estávamos animados para saber como seria a interação.


O pitch live demo


Chegada a hora, causamos um pequeno tumulto na equipe da Alpha Inova. Eles pediram nosso PPT para a apresentação e falamos que não tínhamos esse material, que estávamos acostumados a fazer live demo e que não usamos power point. Percebi o nervosismo da organizadora, que ficou mais intenso quando falamos que nosso demo dependia de internet. E se a internet não funcionasse? Toda a diretoria estaria assistindo e ainda poderíamos atrasar o cronograma das demais Startups. Como chegamos 20’ antes da hora prevista deu para preparar e saiu tudo certo. Recebemos o OK da organização e no horário marcado eu comecei a apresentação do Looqbox.


Pitch do Looqbox para a diretoria da Alphaville Urbanismo


Tudo correu como esperado, a internet não nos decepcionou e pitch fluiu como programado. Conseguimos usar bem o tempo estipulado e responder a algumas perguntas da diretoria e da equipe de gerentes que estavam presentes. Lançada a ideia, agora era esperar para saber se seríamos selecionados para a etapa seguinte.

A próxima etapa foi o segundo ponto positivo. Os prazos estavam bem delimitados, e percebemos o engajamento do time da Alphaville para iniciar a interação. O momento era de estudar a viabilidade de uma POC, e fizemos em conjunto um canvas para estruturar a proposta de valor do Looqbox para a área financeira. Após ajustarmos alguns detalhes, voltamos para fazer outra apresentação para a diretoria.


A POC


Apresentação feita, alguns dias depois recebemos a boa notícia: nossa POC tinha sido aprovada! Terceiro ponto positivo: a POC seria remunerada e iríamos operar por 2 meses, o que permitiria ao time da Alphaville sentir como seria o Looqbox no dia a dia da empresa. Vale ressaltar que a POC remunerada faz toda a diferença para uma Startup. Dentre outros aspectos, permite que a equipe da Startup consiga focar na empresa contratante com mais qualidade, gerando também maior compromisso da parte da contratante. Tivemos algumas interações com o time da Alphaville para entender o melhor modelo e, após assinatura do NDA, começamos a trabalhar com os dados da Alphaville no Looqbox e implementar as primeiras perguntas.


Gran Finale

Graças ao suporte e ao engajamento do time da Alphaville, a POC foi um sucesso, e o processo documental para dar prosseguimento aos trabalhos foi iniciado. Tivemos algumas idas e vindas naturais de contrato com o jurídico, uma reunião de alinhamento e, finalmente, a contratação. Era nosso primeiro case na vertical de urbanismo. Dia 29 de janeiro de 2018 fizemos a retirada do contrato assinado. 


Agradecemos à Alphaville Urbanismo pela oportunidade de apresentar nosso trabalho e à Innoscience pela intermediação. Estamos contentes e orgulhosos por sermos a 1ª Startup do programa a ter sua contratação efetivada.

Agradecimentos especiais:

Ao time da Alphaville: Marcelo Willer, Patrícia Hulle, Denise Vitor, Guilherme Puppi, Guilherme Meneghelo e Allan Forner
Ao time da Innoscience: Maximiliano Carlomagno e Rafaela Sanzi
Ao time Looqbox envolvido no projeto: João Visconde e Fabiana Boldrin

PS: 7 erros comuns em um programa de inovação com Startups

Seguem dicas, do ponto de vista de uma Startup, que podem ser úteis para quem está organizando um programa de inovação. O que deve ser evitado:

1- Obrigar a Startup a esperar o dia todo para fazer uma apresentação de 20 minutos.
2- Propor horários extensos para a primeira apresentação da Startup. O pitch tem que ser dinâmico; 20 minutos é um excelente tempo, para quem expõe e para quem ouve.
3- Solicitar o cadastro prévio da Startup com extensiva gama de documentos, sem saber se a Startup será contratada ou não.
4- Pedir POC gratuita quando a prestação do serviço envolve mobilização de equipe e gastos por parte da Startup.
5- Pedir para a Startup se apresentar fisicamente em outros estados, para atividades de turismo corporativo, como conhecer as instalações da empresa, com despesas arcadas pela própria Startup.
6- Não ter prazos claros para as interações e não deixar claro qual a data de fechamento do programa.
7- Confundir programa de inovação com programa de mentoria. Neste estágio, a Startup procura por clientes, e não por mentoria.

Por já ter experiência com esse tipo de interação, a consultoria da Innoscience nos poupou um tempo precioso, cuidando para que a empresa contratante não cometesse os erros acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário