domingo, 17 de junho de 2018

A Judite que se cuide - Inteligência artificial brasileira concorre à Cannes Lions 2018

Sempre fui fã de aplicações criativas da tecnologia, e há pouco mais de 1 mês tivemos duas notícias interessantes no mundo da Inteligência Artificial (AI), uma delas de origem internacional e outra de origem 100% brazuca. Vamos à primeira, internacional. E depois descubra porque a Judite tem que tomar cuidado. 


Google Duplex

No dia 8 de maio, Sundar Pichai (CEO do Google) apresentou no Keynote de abertura do evento Google para desenvolvedores, uma tecnologia chamada Google Duplex. A tecnologia, ainda em fase beta, promete simplificar a forma com que interagimos com serviços de uma maneira em geral, integrando o mundo off-line com o mundo on-line.


Sabe quando a agenda está apertada, você precisa reservar um restaurante e gostaria de ter alguém para fazer isso por você? Seus problema acabaram. Quer saber como? Veja o vídeo abaixo que é muito melhor do que qualquer descrição.




Sim, o Google poderá ligar e marcar para você, usando AI. Para mim a melhor parte é a do "hum hum", que mostra que apesar de a inteligência ser artificial, a cadência da conversa consegue ser extremamente natural. Imagine o leque de possibilidades que se abrem! Segundo o Google, o primeiro teste do serviço em escala será para atualizar o horário de abertura dos estabelecimentos no Google Maps. O Google, usando o seu Duplex, vai ligar para o estabelecimento para descobrir o horário de funcionamento em datas especiais, e atualizará de forma completamente automatizada as suas informações.

The Canceller - por Pay 4 Brain

Agora vamos para a versão Herbert Richers. Quase ao mesmo tempo do lançamento da tecnologia Google, viralizou na internet o vídeo abaixo.


Quem nunca precisou cancelar um serviço e passou pala canseira dos call centers? O The Canceller da Reclame Aqui, além de utilizar um mix de tecnologias de forma super criativa, tem um bom humor ímpar. Na hora me veio à mente o famoso vídeo da Judite, de Fábio Porchat, imortalizando o sofrimento vivido pelo consumidor na saga do cancelamento de um serviço.


O Reclame Aqui bem que podia iniciar o lançamento do produto ao público ajudando o Fabio Porchat, fazendo o The Canceller interagir com a Judite para cancelar sua linha.




Quando vi o material pela primeira vez fiquei duplamente surpreso. Em primeiro lugar com a idéia e, em segundo, por conhecer o apresentador do vídeo, Felipe Almeida, CEO da Pay 4 Brain. Extremamente engajado e ativo na comunidade de Startups, consegui falar com o Felipe em primeira mão para conhecer alguns detalhes da tecnologia, que também está em fase beta. Para aumentar ainda mais a minha surpresa, fique contente em saber que a criação está concorrendo à Cannes Lions 2018 na categoria Innovation.

Segue abaixo trecho exclusivo, mostrando a tecnologia sendo treinada para reconhecer o nome do atendente que está recebendo a ligação.


Sim, não é fácil treinar a AI, mas está valendo a pena. Será interessante ver o serviço disponibilizado para o público em geral. E mais interessante ainda quando o The Canceller virar uma briga de robôs, com AI nos dois lados da conversa.

Termino esse post agradecendo ao Felipe pelo material enviado, e torcendo para que dê The Canceller em Cannes Lions. Se cuida Judite, o The Canceller vem aí!






Nenhum comentário:

Postar um comentário