segunda-feira, 1 de abril de 2019

Looqbox entra no ramo de Self Storage em modelo AirBnB, usando sistema de Raio X com AI e tag localizador com neutrinos


Hoje o Looqbox dá mais um passo na sua linha de produtos e diversifica atividades, agora atuando também no ramo Self Storage usando tecnologias inimagináveis até então. Segundo Daniel Murta - CTO e co-founder da empresa - "estávamos sentindo falta de interagir de forma mais direta com o mundo físico e vimos nesse mercado uma grande oportunidade de negócio"

Como será? De início, aproveitamos para fazer jus ao nome da empresa. Afinal, quando você guarda suas coisas, o mais difícil é encontrá-la na hora que você precisa. Assim, o Looqbox ajuda você não só a encontrar seus dados, mas também seus objetos físicos. Para realizar essa façanha estamos misturando três grandes novidades.


 1- Modelo AirBnB de Self Storage
Seremos o 1º Self Storage do mundo que não tem espaço físico próprio. Isso mesmo, estamos mapeando as pessoas que têm espaço disponível e juntamos com pessoas que querem guardar seus itens para criar um Marketplace. Esse modelo barateará o custo de armazenagem e possibilitará o encurtamento das distâncias entre e guardante e o guardador. Nos simulados que fizemos no Looqbox, o preço de armazenagem será até 1/3 dos valores da concorrência, com uma distância média 10x menor. Você pode descobrir que seu vizinho tem um espaço ocioso no seu próprio prédio, o que é fantástico do ponto de vista da praticidade e da sustentabilidade.

2- LooqX - Inteligência artificial com raio X e classificação por Inteligência Artificial
Fizemos parceria com uma grande empresa do Vale do Silício, que não podemos revelar o nome ainda, para aprimorar o sistema de AI para nosso Raio X portátil. De forma não invasiva, a tecnologia LooqX lê e classifica os itens dentro de caixas de forma automática e, integrado com o Looqbox, deixa a busca de qualquer item extremamente simples de ser realizada. A precisão é tão grande, que até textos são lidos pela tecnologia LooqX. Imagine uma caixa cheia de cartas antigas, e você deseja encontrar alguma específica. Com o LooqX, não só a caixa é encontrada, como a localização da carta também. No momento ainda estamos com alguma dificuldade para interpretar Mandarim manuscrito, mas logo logo vamos vencer essa barreira.



3- LooqTag - Just Find - O Tag de Neutrinos
"Sempre quis construir um sistema de comunicação usando neutrinos, desde a adolescência"  afirma Rodrigo Murta - CEO e físico, que nunca imaginou que um dia pudesse pôr esse ideia em prática. Os neutrinos são partículas difíceis de serem detectadas, e que atravessam qualquer barreira sem dificuldade. A ideia inicial era criar um sistema de comunicação para fazer trade entre as bolsas de de valores de Tókio e Nova York, mas apesar de o modelo ter fracassado para grandes distâncias, se mostrou excelente para raios urbanos.
Por que neutrinos? Com os Tags de localização usando neutrinos, suas caixas podem ser guardadas em qualquer lugar, e conseguimos localizá-las mesmo que esteja no 5º subsolo de um prédio ou em um bunker anti nuclear, com os dados seguramente registrados em Block Chain. Assim, seguindo a filosofia do Looqbox, você sempre conseguirá encontrar o que precisa, de forma rápida e segura.



Acreditamos que nem era necessário o uso de tantas tecnologias para entrar no mercado, qualquer combinação de duas delas acima já seria incrível, mas com as três juntas seremos imbatíveis. O próximo passo é o teste da novidade em São Paulo. Seguindo o modelo Yellow, vamos iniciar por uma região, e expandir nossos serviços aos poucos, para aprimorar a logística e os nossos algoritmos.

E para o futuro? Quais as próximas evoluções? No mundo da tecnologia nunca podemos estar presos ao presente. Como disse Peter Drucker, "a melhor forma de prever o futuro é criá-lo". No momento já estamos estudando como podemos usar drones para facilitar a guarda e retirada de seus itens, mas enquanto isso não é realidade, a ideia é fazer uma parceria com a Rappi.

Estamos animados de ir além da consulta de dados corporativos no universo digital, e evoluir para o mundo de buscas físicas.

4 comentários:

  1. Adoro o 1 de abril da LooqBox ! Sempre criativo !

    ResponderExcluir
  2. até chegar no Raio X portátil eu tava acreditando...aí como se não bastasse ainda teve o Tag de Neutrino...hahahah muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Ao time Looqbox o meu parabéns. Sou fã da solução de vocês. Go ahead!!

    ResponderExcluir